Uma semana interira dedicada a Cultura Afro-Brasileira.
Os alunos fizeram uma pesquisa em casa sobre os costumes, influências, religião, ,comidas tipicas...Receberam a visita de uma palestrante formanda em História pela Ulbra, professora Andriana Eleonora que falou um pouco da história do Continente Africano, a vinda dos escravos, costumes, crenças, proibições, lutas, conquistas e comemorações.
As bonecas negras foram confeccionadas em casa com a ajuda dos famíliares, justamente com o objetivo de fazer com que a família participe e saiba o que seu filho esta aprendendo, favorecendo assim um momento diferente de integração familiar.
Pesquisas muito bem elaboradas!
Construção de máscaras com o uso de lixa de construção e giz de cera. Atividade, rápida, barata e de ótimo resultado visual.
Além dos trabalhos mauais desenvolvidos pelos educandos a parte teórica esteve presente o tempo todo. Saber a história e o significado doque esta fazendo é propiciar uma aprendizagem significativa.
Estas bonecas Abayomi, são apresentadas em alguns sites e mostram como são feitas de uma maneira bem simples. Gostei da ideia e apresentei aos alunos que aprenderam a fazer e muitos ensinaram suas famílias.
Com apenas duas tiras de tecido, fazemos nos nas pontas e depois juntamos em forma de T, fazendo assim o formato do corpo humano.
Depois é só vestir!!!
Estas máscaras ficaram divinas, mas deu trabalho!!
Enche um balão e cola tiras de jornal de comprido, passe cola nas tiras. Faça 6 camadas. Deixe secar 48 horas. Pinte as máscaras e depois estoure o balão, recorte ao meio e terá duas máscaras diferentes.
Aconselho a fazer em dois dias que antecedam a um feriado ou final de semana para secar bem. As crianças demoram para fazer a colagem, o balão estoura, temos que fazer com antecedencia para ficar tudo perfeito.
Ótimo trabalho, sou professora na rede pública e adorei, provando que há inúmeras maneiras de ensinar com certeza de além de satisfazer o aluno, propiciar momentos de reflexões pois é um momento de socialização bem como de aprendizado, Parabéns!
ResponderExcluir