quarta-feira, 13 de abril de 2011

PRA VIDA TODA

              Novamente nos reencontramos para colocarmos as fofocas em dia.
             O que significa uma amizade construída ao longo de quatro anos? Será que será duradoura, verdadeira? Somente o tempo poderá e irá nos dar as respostas. Por enquanto vamos construindo e mantendo essa amizade, com toques pelo msn, orkut, face e alguns encontros... onde  nos olhamos no fundo dos olhos, trocamos abraços apertados, demosntrando todas as nossas saudades, rimos, choramos, trocamos confidencias, marcamos novos encontros... nos alegramos em saber dos demais componentes que fizeram parte desta  trajetória, afinal fofocamos um pouco de cada um...  além é claro das profes....hummmm!!!! o que dizer dessas fofas  competentissímas que acompanharam nosso crescimento, nossas frustações e alegrias, nos cerciando com novos conhecimentos, nos desestruturando e acompanhando passo a passo o nosso novo construir.


             São encontros como esse que nos fortalecem, que nos ajudam a prosseguir em nossa labuta diaria, é o nosso elixir de animo, de alegria e esperanças... Gurias PRA VIDA TODA.

                                                                                    Laurinha, nossa mascote.

domingo, 10 de abril de 2011

Poesia pedagógica

No encontro do pós, sexta dia 08/04, tinhamos que fazer a avaliação do módulo e criar uma poesia. Enquanto todos davam suas opiniões, fui juntando alguns comentários e transformei em poesia.

Sentimentos conflitantes,
com tantas tarefas a cumprir.
Lemos, relemos, discutimos
e muito temos para cumprir.

Trabalhos extensos,
de pesquisa,. reflexão, avaliação,
tudo muito complexo
que vai desconstruindo nossos pensamentos
e novas idéias vão surgindo, então.

Vida de educador não é facil,
educar é estar em formação constante,
tantos olhares com nosso educando
e as Leis de Diretrizes e Bases
quase na ponta da língua
para educar com qualidade,

Respeitando e valorizando
as diferenças e gêneros.

sábado, 2 de abril de 2011

* O catador de pensamentos *

Este é um texto poetico de Carmen Lúcia Carvalho de Souza que trabalhei recentemente com meus alunos de 5º ano.  Abaixo  atividades de reflexão do texto.


Mal amanhecia o dia, lá ia seu Rabuja, com ar de ranzinza, trajado de cinza

com um saco na mão.

Passava sob as janelas de todas as ruelas, caçando ilusões. Suprimir sofrimentos, catar pensamentos caídos no chão.

Havia de todos os tipos; alegres,pesados,sofridos,sombrios,leves,vazios,

em grande profusão.

Catava-os com muito carinho, colocando-os um a um dentro do saco, no chão.

E antes de cair a noite voltava para casa, com enorme satisfação.

Embora cansado, queria fazer de seu sonho, realização. E nas prateleiras da sala, distribuía com gala, pensamentos mil...Dispostos em ordem alfabética, sem nada de rima ou métrica, com gesto febril.

Na A,pensamentos de Amor,

Na B,de beleza interior,

Na C,compaixão,comunhão,

Na D,desapego,doação...

Os pensamentos doentes eram todos separados, pois, por ele eram tratados, com zelo, cuidado e aparato. E quando chegava a hora era o momento de glória...Num raro jardim secreto, plantava todos os pensamentos já livres de sofrimentos. Com um sorriso discreto tratava-os com grande afeto.

Então vinha a Primavera com seu poder de transformação; cada pensamento virava linda rosa em botão...E de seu Rabuja, o jardim, Era beleza sem fim...Canto de passarinhos que saíam de seus ninhos pra voar por entre as flores, rosas de todas as cores. E quando de lá partiam, em seus biquinhos cabia mais mudas que então espalhavam em cada canto da cidade. As rosas se multiplicavam, os pensamentos se uniam num misto de amor e felicidade.

  ATIVIDADES


1) O que significa ser um catador de pensamentos?


2) O que podem ser "pensamentos leves" e "pensamentos pesados"?


3) Se vc fosse o ajudante do Sr. Rabuja que tipo de pensamentos colocaria na mochila?




4) Completar as frases:


a)A mochila do Sr. Rabuja fica pesadeo por que......................................................................


b)Os pensamentos são plantados e se ransformam, por isso .....................................................




5) Escrever adjetivos para:

                 Sr. Rabuja                                          Jardim do Sr. Rabuja




6) Transformar as frases abaixo em interrogativas:

Minha sacola está cheia.
Ele separou os pensamentos.
Eu conheço o Sr. Rabuja.


7) Ligar as colunas:


Vocês                                             encontramos vários pensamentos.
Nós                                                encontrou vários pensamentos.
Eu                                                  encontramos vários pensamentos.
Meu irmão                                     encontraram vários pensamentos.
Meu primo e eu                             encontrei vários pensamentos.


8) Invente outro titulo para história e um paragráfo contando sobre os novos pensamentos
chegando em um lar.


9) Imagine como seria o Sr. Rabuja e os pensamentos e desenhe-os.

O AMOR!!!!!!

Copiei do Facebook de um amigo  Sidi Costa, quinta, 25 de novembro de 2010 às 22:29, pois achei linda suas palavras e resolvi compartilhar seu pensamento.

Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
Se você é infeliz no amor, preste atenção no que está fazendo em sua vida. Identifique os papéis que tem assumido e reconheça que você não é nada daquilo. Descobrir como você é, do que gosta é a chave para obter felicidade. Conhecer-se é fundamental. Saiba avaliar o que lhe dá prazer. Respeite seus sentimentos. Não tenha medo de ser o que é. Se fizer isso, sentirá um calor agradável no peito, uma alegria gostosa, que tornará sua vida mais bonita e colocará mais sedução em seu sorriso. Essa beleza da alma que se reflete nos sentimentos verdadeiros atrai, conquista, seduz. É o carisma. E se você jogar fora seu "sonho de amor", deixar acontecer naturalmente, gostar das pessoas como elas são, descobrirá de quanta beleza, dignidade, dedicação e amor elas são capazes. É só tentar.
O prazer do amor é amar e sentirmo-nos mais felizes pela paixão que sentimos do que pela que inspiramos, e quando este amor vem de dentro para fora, não existe ninguém de fora que mude isso!!! Acredite!!!

Sidi !!!!!
"Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos saudades de todas as conversas jogadas fora, as descobertas que fizemos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos e momentos que compartilhamos. Saudades até dos momentos de lágrima, da angústia, das vésperas de finais de semana, de finais de ano, enfim... do companheirismo vivido. Sempre pensei que as amizades continuassem para sempre. Hoje não tenho mais tanta certeza disso. Em breve cada um vai pra seu lado, seja pelo destino, ou por algum desentendimento, segue a sua vida, talvez continuemos a nos encontrar quem sabe... nos e-mails trocados. Podemos nos telefonar conversar algumas bobagens ...Aí os dias vão passar, meses...anos... até este contato tornar-se cada vez mais raro.Vamos nos perder no tempo....Um dia nossos filhos verão aquelas fotografias e perguntarão? Quem são aquelas pessoas? Diremos... Que eram nossos amigos. E...... isso vai doer tanto! Foram meus amigos, foi com eles que vivi os melhores anos de minha vida! A saudade vai apertar! ”




" Estenda a mão a quem necessita, sendo ele bom ou ruim, pois se fossemos perfeitos,não estaríamos aqui."



" Procure ser uma pessoa de valor, em vez de procurar ser uma pessoa de sucesso."