segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Sermão da montanha (*versão para educadores*)

Recebi esta mensgem de uma educadora e grande amiga e resolvi compartilhar com voces, pois é uma maneira divertida de refletirmos sobre o nosso papel  de professor e pensarmos por que tantos dão palpites em nosso jeito de atuar. Você questiona todo o tempo,  como o médico atende? como o padeiro prepara  a massa? ou como  o padre poderia rezar a missa de outra maneira?...  Vamos nos unir categoria!!!!

Nem o Senhor Jesus aguentaria ser um professor nos dias de hoje.....

O Sermão da montanha


Naquele tempo, Jesus subiu a um monte seguido pela multidão e, sentado sobre uma grande pedra,

deixou que os seus discípulos e seguidores se aproximassem.

Ele os preparava para serem os educadores capazes de transmitir a lição da Boa Nova a todos os homens.

Tomando a palavra, disse-lhes:



- Em verdade, em verdade vos digo:

Felizes os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.

Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados.

Felizes os misericordiosos, porque eles...

Pedro o interrompeu:

- Mestre, vamos ter que saber isso de cor?



André perguntou:

- É pra copiar?



Filipe lamentou-se:

- Esqueci meu papiro!



Bartolomeu quis saber:

- Vai cair na prova?



João levantou a mão:

- Posso ir ao banheiro?



Judas Iscariotes resmungou:

- O que é que a gente vai ganhar com isso?



Judas Tadeu defendeu-se:

- Foi o outro Judas que perguntou!



Tomé questionou:

- Tem uma fórmula pra provar que isso tá certo?



Tiago Maior indagou:

- Vai valer nota?



Tiago Menor reclamou:

- Não ouvi nada, com esse grandão na minha frente.



Simão Zelote gritou, nervoso:

- Mas porque é que não dá logo a resposta e pronto!?



Mateus queixou-se:

- Eu não entendi nada, ninguém entendeu nada!



Um dos fariseus,

que nunca tinha estado diante de uma multidão

nem ensinado nada a ninguém,

tomou a palavra e dirigiu-se a Jesus, dizendo:



- Isso que o senhor está fazendo é uma aula?

Onde está o seu plano de curso e a avaliação diagnóstica?

Quais são os objetivos gerais e específicos?

Quais são as suas estratégias para recuperação dos conhecimentos prévios?



Caifás emendou:

- Fez uma programação que inclua os temas transversais e atividades integradoras com outras disciplinas?

E os espaços para incluir os parâmetros curriculares gerais?

Elaborou os conteúdos conceituais, processuais e atitudinais?



Pilatos, sentado lá no fundão, disse a Jesus:



- Quero ver as avaliações da primeira, segunda e terceira etapas

e reservo-me o direito de, ao final, aumentar as notas dos seus discípulos

para que se cumpram as promessas do Imperador de um ensino de qualidade.

Nem pensar em números e estatísticas que coloquem em dúvida a eficácia do nosso projeto.

E vê lá se não vai reprovar alguém!

Lembre-se que você ainda não é professor titular...



--

Nenhum comentário:

Postar um comentário